Você sabe o que é prova social no Marketing?

Você sabe o que é prova social no Marketing?

3 minutos de leitura

A prova social é um fenômeno psicológico e social em que as pessoas copiam as ações de outras pessoas na tentativa de assumir um comportamento em uma determinada situação. O termo foi cunhado por Robert Cialdini em seu livro Influence, de 1984, e o conceito também é conhecido como influência social informacional.

Prova social, que tanto se fala no Marketing nada mais é do que a  evidência de que alguém já fez uso do produto ou serviço. E vai além, tem uma opinião formada sobre  a marca. São feedbacks positivos ou negativos.

E onde está essa opinião?

Ela pode estar presente em comentários nas redes sociais, avaliações no google, depoimentos, reclamações no reclame aqui ou em outros fóruns.

Os efeitos da influência social podem ser vistos na tendência de grandes grupos se conformarem. Isso é referido em algumas publicações como comportamento de “manada”. 

Por exemplo: cria-se um grupo na rede social sobre um determinado tema e ali todos falam sobre suas experiências. Pois bem, com o crescimento do grupo as pessoas passam a fazer perguntas e questionamentos e vão se tornando referências.

A prova social é um forte argumento para atrair novos clientes? Sim, ela é um gatilho mental capaz de persuadir pessoas. 

A prova social tem efeitos psicológicos sobre as pessoas, tem um alto poder de convencimento.

E aí vem a conquista de novos clientes que serão convencidos pela opinião de terceiros ao mesmo tempo que fortalece a fidelidade dos que já são clientes.

Agora, como funciona a prova social no Marketing Médico?

No Marketing Médico existe o “Manual de Publicidade Médica”

Posso ter prova social? Claro que pode e deve!

Como posso trabalhar a prova social com ética!

Vamos lá

Vou te falar 3 maneiras:

Solicitação de avaliações no google

Se você é uma autoridade na sua área. Resolveu o problema de saúde de um familiar meu.

Eu vou querer que outras pessoas da minha rede também resolvam com você.

Cuidado! Na comunicação temos uma linha tênue para nos comunicarmos e sermos efetivos.

Então o que você faz? 

Peço para a paciente fazer uma avaliação no google.

Ok, ela vai lá, dá 5 estrelas para você, ou pior, ela adorou você mas não gostou da secretária, dá 4 estrelas e não escreve nada porque está sem tempo. Mas acha que ajudou muito. Certo?

Não!

A prova social deve ser trabalhada com estratégia.

Avaliações satisfatórias devem conter de 5 a 7 linhas em um parágrafo.

Dica 1:

A prova social deve ser trabalhada com estratégia.

Avaliações satisfatórias devem conter de 5 a 7 linhas em um parágrafo.

A estratégia é fazer um texto e enviar o link explicando o que a paciente pode citar sobre sua satisfação quando for avaliar.  Bingo!

Vou repostar o antes e depois da minha paciente.

Peço para a secretária, ou a minha agência, ou eu mesmo vou lá e reposto.

Para ela postar antes e depois é porque ficou muito satisfeita com o resultado certo?

Dica 2:

Manual de Publicidade Médica – é proibido antes e depois.

Mas se em uma data especial, como dia do médico, seu aniversário, uma paciente fizer um depoimento sobre saúde, qualidade de vida, gratidão a você e seu trabalho?

Você pode escrever no seu blog sobre esse depoimento, agradecendo e se propondo a ajudar mais pessoas.

E até pode repostar um storie de gratidão vez ou outra.

  • Lembre-se você precisa pedir autorização para usar a imagem, a voz ou a escrita de qualquer pessoa.

E quando tenho críticas e reclamações como contornar? Afinal na rede as pessoas escrevem o que querem! E se sentem ávidas por escrever muito quando querem reclamar.

“Ela reclamou, mas nem tinha razão! E agora? Quero deletar, excluir essa opinião!”

Dica 3

Use as críticas e reclamações para construir relacionamento, ou seja, vire o jogo e rápido!

Sim, eu sei, ninguém gosta de ver reclamações, exposição dos pontos negativos e experiências ruins da sua clínica ou do consultório nas redes, até porque elas se espalham rapidamente por todas as redes sociais.

Portanto, mostre interesse, demostre atenção e cuidado e responda  a quem fez o comentário negativo. Você estará mostrando seu profissionalismo, ética e atenção.

Eu sei que o antes e depois é ótimo para que mais pacientes cheguem até você. Mas… vale a pena  ir contra o CFM?

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Afinal, eu também gosto muito de uma prova social!

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