Fake News Facebook não limita a 25 contatos sua entrega

Mais uma corrente no Facebook. Em tempos de fake news é preciso saber as fontes antes de sairmos publicando copiar e colar para melhorar a entrega de seu conteúdo nas redes sociais. Mais uma vez está se espalhando o boato inverídico que a rede social agora limita a 25 contatos os conteúdos mostrados no feed de notícias. A mensagem veiculada explica que, para burlar o algoritmo responsável pela limitação, é necessário copiar e colar o texto da postagem em seu próprio mural. Os conteúdos dessas postagens que estão viralizando vão e voltam com o passar do tempo. Confira abaixo um exemplo:

“Bem, finalmente consegui !! Obrigado a todos por me dizerem como fazer o bypass.

É bom saber: é ridículo ter tantos amigos e apenas 25 terem permissão para ver as minhas publicações

Ignorei todos esses posts antes, mas FUNCIONA !!

Obrigado pela dica para contornar o Facebook … Agora tenho um perfil totalmente novo. Eu vejo posts de pessoas que não via há muito. O novo algoritmo do Facebook escolhe as mesmas pessoas – cerca de 25 – que verão seus posts. Pressione o dedo em qualquer lugar dest post e clique em “copiar”. Vá para a sua página onde diz “em que estás a pensar”. Toque com o dedo em qualquer lugar do campo vazio. Clique em colar. Isso vai contornar o sistema.

Olá, novos e velhos amigos, Olá!

POR FAVOR, DIGA OLÁ SE VOCÊ VIR ISTO! “

Boatos recorrentes – algoritmo do Facebook

Não é a primeira vez que esse tipo de conteúdo, se é que pode-se chamar isto de conteúdo, com informações falsas sobre o funcionamento de uma rede social ganha notoriedade.

Em 2017 viralizou a hashtag #naoautorizo que prometia que se você usasse a hashtag estaria  impedindo  que o Facebook tornasse públicos os  seus dados. Em 2013 já havia campanhas virais avisando da necessidade de copiar e colar textos para evitar que os serviços da rede social fossem cobrados, o que levou a empresa a afirmar que o Facebook será sempre gratuito.https://www.techtudo.com.br/noticias/2019/02/facebook-limita-postagens-para-25-amigos-boato-confunde-usuarios.ghtml

Os rumores sobre o funcionamento dos algoritmos do Facebook  e de outras redes sociais envolvendo correntes que pedem que os usuários copiem e colem textos em suas publicações sempre estiveram aí e nunca se entendeu muito bem qual o seu objetivo, uma vez que incentivar que as pessoas copiem textos em suas postagens não leva a nada. 

Agora vamos falar um pouco como funcionam os algoritmos das redes.

O que são algoritmos do Google, Facebook e Instagram?

Quando você faz uma pesquisa no Google, há um robô que automaticamente, detecta quais são os resultados de páginas que melhor correspondem a sua  busca. 

O Google é uma plataforma que quer levar a melhor experiência para o usuário. E ele estabelece as regras para isso.

Exemplo: quando você faz um TCC tem todo o seu conteúdo, as referências bibliográficas, MAS você precisa que seu trabalho esteja nas normas da ABNT.

O Google Bot, o robôzinho que parece seu amigo mas é cheio de segredos sobre como rangera no google e está sempre mudando tem alguns motivos para isso.

Ele não é filantrópico e vende anúncios, mas também oferece trabalho orgânico (gratuito)

Nós do Marketing, estamos sempre nos atualizando, para que nossos clientes tenham conteúdo orgânico e pago que atenda as regras do google.

As redes sociais trabalham da mesma forma. São plataformas com regras estabelecidas. Algumas conhecidas e outras nem tão transparentes assim.

Então, quando o usuário está no feed de notícias, ele recebe primeiro os posts que o ALGORITMO considera melhor experiência para ele.https://claudiaflehr.com.br/voce-sabe-como-usar-o-instagram/

Em resumo, os bots (robôs) visam facilitar a vida do usuário e trazer até ele informações que realmente sejam úteis.

Diferença do Google e Redes Sociais

Enquanto o Google trabalha na intenção de busca do usuário, as redes sociais normalmente tem como fator de ranqueamento principal ENGAJAMENTO.

Que é a tendência  que sejam mostradas mais postagens daquelas pessoas com quem você interage mais. E não paramos por aí.

Todo algoritmo é uma máquina, então é  preciso realizar testes. É por isso que sempre que você adiciona alguém novo como amigo, as postagens dessa pessoa aparecem no topo do seu feed.

Nesse caso, o robô está testando a sua “afinidade” com aquela pessoa. Se você comentar, curtir ou compartilhar alguns posts, pode ter certeza que ele continuará mostrando mais posts dela.

Conclusão

Se eu testo o meu público, entrego conteúdo relevante para ele, posto com frequência, sigo as regras da plataforma que estou usando, com certeza estou no caminho certo para ter mais seguidores e engajamento nas minhas postagens e esse caminho é um percurso de longo prazo.

Para encurtar um pouco, pode-se pagar para estarmos nas primeiras posições, mas mesmo pagando precisamos entregar conteúdo de valor.

Eu também já copiei e colei fake news quando não tinha o entendimento de algoritmos.

Dica: Não perca seu tempo com fake news, veja a fonte e principalmente não repasse esses conteúdos.

Gostou? Compartilha com um amigo!

Compartilhe essa postagem

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email

2