Estratégia de Marketing Médico – Seja autoridade e tenha mais pacientes

Temos elementos muito importantes que fazem parte de uma estratégia de Marketing Médico

Neste post vamos abordar a geração de conteúdo de valor feita por um profissional de Relações Públicas, identidade visual no marketing médico, a importância de um site bem feito e blog para ter mais pacientes.

Relações Públicas: comunicação gera credibilidade no marketing médico

Comunicação é a palavra chave das estratégias de marketing para médicos. Afinal, a profissão médica atua com o que há de mais precioso para os pacientes, sua saúde. Por isso, você precisa ter em mente que a credibilidade é o fator mais importante para a tomada de decisão da sua clientela. Credibilidade e autoridade na sua área são construídas com comunicação.

Na área médica a comunicação precisa ser eficiente e objetiva. A experiência, de mais de 20 anos trabalhando com médicos e a formação de Relações Públicas mostra que tentativas de fazer uma comunicação ‘amadora’ geraram frustração e perda de tempo. É preciso um olhar estratégico sobre o comportamento desse mercado. Com muito profissionalismo é possível alcançar resultados positivos com seu público que se move pela credibilidade das informações – Claudia Flehr – CEO da CF Marketing Digital Para Saúde .

Resumindo, se você deseja ser autoridade na sua área, comunique-se com alto nível de profissionalismo. O melhor é você entrar em contato com profissionais de Relações Públicas e Comunicação Social com experiência em comunicação para negócios da área da saúde. Assim, você terá estratégias qualificadas e que respeitem as normas éticas do CFM.

Identidade visual para o marketing médico

O primeiro contato do paciente na web com você será através da sua identidade visual É a representação visual da sua marca. No marketing médico a construção da identidade visual não é uma tarefa fácil, pois precisamos atrair as pessoas sem chocá-las. Por isso as cores suaves e um bom logo podem fazer toda a diferença.

Porque é importante um profissional qualificado na elaboração da identidade visual de clínicas médicas?

É muito importante que sua imagem visual comunique seu propósito e os atributos do seu serviço. Será o reflexo do que você é e do que deseja transmitir. É um trabalho de longo prazo, consultivo e que precisa de profissionais qualificados. Alguns médicos criam suas marcas ou contratam pessoas não preparadas, mas que cobram um valor “acessível”, mas o resultado é muito ruim.

A contratação de um profissional qualificado para a criação da identidade visual no segmento médico é de suma importância, pois eles vão criar  os elementos que vão comunicar a proposta do seu consultório ou sua clínica, como:

  • Cartão de visita
  • Folders
  • Sites
  • Panfletos

Um site bem feito é fator de sucesso para o marketing médico da Clínica/consultório

Importância de um site bem estruturado

O site é a sua clínica no mundo digital. Diferente das redes sociais, no site você decide quais conteúdos vai publicar e de que forma. O site é o cartão de visitas do seu consultório e será uma das principais ferramentas de captação de novos pacientes.

Com as mídias sociais, o site não é mais o único lugar que os pacientes seguirão você, mas ele ainda continua sendo um grande cartão de visitas e uma poderosa ferramenta de captação de pacientes. Mas é preciso um trabalho contínuo nesse sentido. Todo site, antes de ser elaborado, deve ter muito zelo com o conteúdo para trazer temas relevantes e transmitir os reais diferenciais e benefícios de cada serviço.

O zelo com o conteúdo está relacionado com as diferentes abordagens e temas dentro da estratégia. É falar com seu público sobre saúde, mas com planejamento. Saber o que falar, como falar e para qual público se dirigir.

Agora vamos mostrar as principais informações sobre produção de conteúdo para médicos. Conhecendo os conceitos fundamentais da estratégia, vai ficar mais fácil o seu entendimento sobre a importância de profissionais capacitados nesta área.

Blog Médico – Criação de autoridade na internet

Ter um site, com um blog ( é estimulado pelo CFM), desde que contenha a identificação do médico, como em todo o material publicitário clínica é tão importante quanto ter as redes sociais.

O Blog é um espaço só seu, o domínio e a hospedagem são seus, mesmo que tenha feito por agência. As Redes Sociais são plataformas com regras que fogem do seu controle. No Blog, você define as regras. E você pode aproveitar toda a produção de conteúdo do seu blog para as Redes Sociais Um artigo de blog, por exemplo, pode se transformar em diversos posts e publicações de Instagram e Facebook.

As regras de posicionamento do Blog são diferentes das Redes Sociais. A estratégia mais utilizada é a Search Engine Optimization (SEO).

Farei um post sobre SEO, para entendermos melhor. Não basta apenas escrevermos conteúdo, eles precisam ser otimizados.

Quer saber mais? Olhe as Soluções da CF no nosso site

https://claudiaflehr.com.br/nossas-solucoes/

Você pode transformar o blog como auxiliar no tratamento do seu paciente e chamamos isso de Estratégia de Marketing Médico

A estratégia de marketing de conteúdo é muito mais do que “escrever artigos”. O que atrai e fideliza os pacientes é a qualidade da informação gerada. Então como escrever para os pacientes?

Você atende um paciente com o diagnóstico de Psoríase. Após o atendimento, seu paciente receberá, por e-mail ou whatsApp, o link de um artigo do seu blog que explique a doença e entregue dicas para o dia a dia do paciente.

Quais serão os resultados dessa estratégia serão:

  1. O paciente sentirá que você se preocupou com o caso dele. Se sentiu prestigiado pelo médico que escolheu. E o fato de poder ler o artigo em casa, vai melhorar a experiência paciente com a consulta.
  2. A partir das dicas que o paciente leu, ele poderá fazer o tratamento da melhor forma.
  3. Quando o paciente faz o tratamento da forma correta aumenta a probabilidade de melhora.
  4. Se o tratamento for um  sucesso  ele poderá indicar sua clínica a outras pessoas com o mesmo diagnóstico nas redes sociais dele ou no famoso boca a boca.

Satisfação e sucesso de tratamento = sinal de Conversão no Marketing.

Marketing médico nas redes sociais

As redes sociais mudaram a forma como os pacientes se relacionam com os médicos e vice-versa. É um caminho sem volta. Hoje todos tem um perfil no Facebook ou no Instagram e as redes sociais são excelentes canais para divulgação da sua clínica e dos diferenciais da sua marca. Para isso, é necessário um bom planejamento e atenção às determinações do CFM.

Os médicos não se sentem à vontade em compartilhar cada detalhe do seu trabalho ou se expor excessivamente, e está tudo certo! O mais importante é respeitar a personalidade e o tempo de cada um e começar abrir esse canal de diálogo com seu paciente. Com informações de fato relevantes. Nós da CF marketing Digital Para Saúde podemos ajudar na criação de perfis profissionais, com segmentação de público e ações dentro do objetivo de cada um, mas esse trabalho precisa ser feito a quatro mãos. A presença do médico é fundamental.

Além das estratégias de produção de conteúdo, você também pode investir em redes. O principal objetivo dessa estratégia é atrair a atenção dos futuros pacientes para seus conteúdos. Você precisa estar onde seus pacientes estão. Além da produção de conteúdo, com publicações frequentes, você também poderá investir em anúncios pagos, vídeos, podcasts.

Anúncios no Facebook e no Instagram para o Marketing Médico

Facebook e Instagram são duas das maiores redes sociais do mundo e as mais usadas no Brasil. O Facebook conta com mais de 127 milhões de usuários mensais no país. A sua clínica pode trabalhar o público que interessa deste mercado a você . Os anúncios do Google Ads, anúncios para Facebook e Instagram devem ser planejados com foco na segmentação. Ou seja, quanto mais específico para seu público, maior a efetividade da campanha. Fazer testes A/B para conhecer seus Leads e ser mais assertivo também é fundamental.

A produção de conteúdo e os anúncios nas Redes Sociais devem seguir as determinações do CFM. O que buscamos mostrar neste artigo é que é possível planejar marketing para médicos sem incorrer em faltas éticas.

Mais uma vez, o é ideal que você contrate especialistas no assunto. Você precisa focar nas suas habilidades como médico. Então, conheça o trabalho da CF Marketing Digital Para Saúde www.claudiaflehr.com.br para aumentar sua credibilidade e atrair mais pacientes.

Gostou desse post? Deixe um comentário e compartilhe com um amigo!

Claudia Flehr

Relações Públicas Reg3909

Compartilhe essa postagem

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email

2