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Persona é um personagem fictício que nos ajuda a entender melhor o nosso público alvo. ⁣Pode ser o nosso avatar ou vários avatares.

Podemos dar nomes às nossas personas, saber seus valores, o que estuda, o que gosta, hábitos, desejos, necessidades, medos,  dores e problemas

Através da persona observamos seus comportamentos:

1 – Quais são seus valores?

2 – Quais são suas metas? 

3 – O que faz no dia-a-dia?

4 – Quais marcas consome?

5 – Quais suas preocupações?

6 – O que gosta de comer?

7 – O que estuda?

8 – Usa remédios naturais?

9 – Onde costuma passar férias?

10 – Assite TV?

11 – Se interessa por economia?

12 – Faz cursos on line?

13 – Quais esportes pratica?

Por exemplo:

Maria Eduarda

Jovem

Vaidosa

Estudante

Vegana

Feminista

Adora viajar

Sonha ser geóloga

Apaixonada por natureza

Usa Medicina Natural

Se trata com homeopatias

Não gosta de Telemedicina

Pratica Yoga

Faz Pilates

Como eu posso impactar a vida dessa pessoa?

Persona no marketing de conteúdo ajuda no ajuste de sua meta e garante que sua escrita seja focada, que você seja relevante em termos dos tópicos aos quais está criando conteúdo e fornece, ainda, insights preciosos para transmitir sua mensagem ao público certo, na hora certa. ⁣

Conhecer sua persona, faz com que você foque e  evita desperdícios dos seus esforços de marketing de conteúdo, ajudando-o a criar estrategicamente, conteúdos que interessem e conversem imediatamente com estas pessoas.⁣

Você então proporciona a melhor experiência para o seu cliente.

Importância de criar persona

Se você quer atingir um público, mas basear, por exemplo, toda a sua estratégia de Marketing Digital e de Conteúdo em vários modelos diferentes é muito difícil. Por isso, resumir o seu público em uma ou em algumas personas ajuda a entender melhor quem são os seus clientes, as preferências deles, com o que trabalham, entre outras coisas, e, assim, otimizar o seu marketing. Afinal, com essas informações, você consegue melhorar os seus produtos e serviços, oferecer um conteúdo melhor e direcionar as suas campanhas para quem realmente interessa.

Como criar persona

Você deve estar se perguntando: como eu consigo coletar os dados dos meus clientes? Pode até soar óbvio o que eu vou dizer, mas a melhor forma é conversando com eles. Google Analytics pode podem te dar algumas informações, como a forma que seu público pesquisa e chega no seu site. No entanto, só esses dados não bastam.

Por isso, para você descobrir quais são as reais necessidades do seu público, converse com ele. Só assim você vai conseguir perceber características em comum entre os seus clientes. Se você já tem uma lista comece por ela. Não se esqueça de falar tanto com os seus consumidores satisfeitos quanto com os insatisfeitos. Quer saber mais leia nosso post aqui é a pesquisa de satisfação, leia nosso texto no blog.

Apesar de parecerem a mesma coisa, é muito comum confundir o que é Persona com público-alvo. Porém, existem diferenças determinantes entre os termos.

As Personas são personagens fictícios criados com base em dados reais sobre os clientes.

Além de dados geográficos e sociodemográficos, as Personas têm características comportamentais e psicográficas reais, como hábitos, valores morais, gostos pessoais, personalidade, estilo de vida, entre outros. O que é extremamente importante para aproximar médico e paciente.

Já o público-alvo é mais abrangente e menos detalhado, é uma representação geral dos clientes que você quer alcançar e que pode se interessar por seus produtos e serviços.

Além disso, não fornece dados suficientes e precisos para desenvolver uma boa estratégia de Marketing.

Para definir o público-alvo é comum utilizarmos apenas critérios demográficos, como educação, gênero, classe social, idade, nacionalidade, profissão e localização.

Espero que você tenha gostado da dica de hoje sobre como criar persona.  Para receber conteúdos como este em seu e-mail, assine a newsletter da CF Marketing digital para Médicos e até a próxima!

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